quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Rituais de reveillon

Além das cores, a ceia de Ano Novo é outro detalhe para manter a tradição em dia. O que se pode comer e o que é melhor evitar na virada do ano? A crença popular diz que as melhores opções de carne a serem servidas no último dia do ano são o carneiro, o leitão e os peixes. Os pratos feitos à base de animais que “andam para trás”, como aves, siris e caranguejos, não devem ser consumidos para não impedir o sucesso do novo ano.

Lentilhas, uvas e romãs também circulam pelo imaginário popular. Todas remetem à sorte e abundância.





Acender velas na areia da praia após a contagem regressiva para o próximo ano e pular as ondas do mar. Você sabia que essas crenças vêm da cultura africana?

Pular as sete ondas significa cortar obstáculos materiais e espirituais, sob a bênção de Iemanjá - divindade rainha das águas e mãe de todos os deuses africanos. Cada pulo deve ser acompanhado por um pedido. Para os mais crentes, oferendas de flores e outros mimos tendem agradar à Deusa e garantir sua simpatia.

A água, presente na maioria dos rituais de Ano Novo, traz consigo a purificação e a eliminação das impurezas. Banhos de sal grosso, do pescoço para baixo, prometem limpar o corpo e a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário